segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Heterocromia


Essa postagem pode destruir a sua infância se você, assim como eu, assistiu e amou "Da Magia À Sedução", e acreditou na ladainha que explica o olho do cara que fica com  Sandra Bullock no final, o investigador Gary Hallet, interpretado por Aidan Quinn. 


Se você assistiu o filme, corra, se esconda, não leia este post! VOCÊ FOI AVISADO! 

#destruindo-infâncias#

Heterocromia (ou heterocromia ocular) é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. - Wikipedia.

Conheci essa doença num debate em um bate-papo grupal do facebook e instantaneamente lembrei do filme e claro, minha infância tá correndo um sério risco xD


Falando sério, essa doença não mata, não engorda e não dói. Para ser sincera, ela é uma anomalia genética, devido uma alteração no gene EYCL3, que define se você terá um olho de cor diferente do outro. Diferentemente do comum no "sorteio" de cores que geralmente ocorre quando uma criança é fecundada, nesse caso, mesmo que seus pais, tios e avós não tenham o olho azul/verde, você pode vir a adquirir um dos olhos nessa tonalidade por culpa do gene EYCL1, que vai definir a pigmentação. Se houver pouca pigmentação, você terá azul (dependendo das variações que ocorrem nesse gene, pode ser verde também) e o tom da cor vai ser definido se houver pouca ou muita melanina. 


Ela é muito rara em humanas, mais comum nos gatos (eles são chamados de gatos com olho ímpar), mas pode ocorrer em cachorros também. Em animais selvagens é raro (já pensou achar um leão com os olhos em dois tons de amarelo? Seria lindo, não?). E apesar de ser uma anomalia, ela é uma anomalia "legal", porque além de ser um charme, não faz nada de ruim à você. A pessoa/animal geralmente nasce com ela, então se seu olho tá mudando de cor colega, procure um oftalmologista pra ontem, não é isso não, pode ser algo bem sério, viu (Tipo catarata, ela pode clarear o olho da pessoa.)?


Essa anomalia pode estar associada a outras doenças, tais quais: derrames, lesões (físicas externas ou internas, como doenças oculares agressivas e cânceres) e pode estar associada à Síndrome de Waardenburg. Uma doença que gera confusão com a Heterocromia é a Anisocoria. 

Mesmo sendo fofo, tem gente que gostaria de igualar as cores e para isso, o uso de lentes de contato é a solução. Essa condição genética não causa problemas na visão e nem na percepção. Os olhos de pessoas que tem esse "problema" são completamente normais em tudo, inclusive percepção de longe-perto e cores. 

A Heterocromia é subdivida em três, segundo o site "Top Biologia": 

Central - Tem dois ou mais círculos de cor dourada (ou variações de azul dentro da cor azul).
Sectorial - Duas cores diferentes na mesma íris.
Completa - Ambos olhos com cores diferentes. 


Espero que tenham gostado, vou deixar aqui em baixo mais algumas fotos de pessoas e animais com essa condição =3
Beijinhos =3

2 comentários:

  1. Eu tenho um olho castanho e o outro mel ^^ Além de manchinhas nos olhos.
    ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo *-* eu queria ter manchinhas clarinhas nos meus T-T mas eu só tenho dois olhos castanhos quase pretos XD Obrigada por ler o blog <3

      Excluir

Obrigada por comentar! Me deixa muito feliz *o*
Se tem dúvidas, pode perguntas quantas vezes quiser e eu responderei assim que for possível~XOXO.