sexta-feira, 10 de outubro de 2014

14 histórias e... O quê? Como organizar-se.

Hey ho, escritoras de plantão xD hoje eu trouxe uma postagem sobre ORGANIZAÇÃO. 
Como uma escritora, isso foi o que me fez começar a despontar, a crescer no meio que eu criei ou no meio em que escrevo, mas que pertence à terceiros. Sim, estou falando de Originais e fanfics. 

Atualmente eu tenho 14 (?) histórias em andamento e não, não é fácil manter todas em dia, mas a gente tenta com muita força de vontade e uma pontada de cuidados extras para consigo mesmo. Além disso eu ainda consigo ler alguns livros, passar tempo no facebook e gravar covers/collabs, então sim, você pode maximizar (ou simplesmente aumentar) as suas atualizações diárias/semanal/mensal, se tentar e seguir alguns passos básicos que eu descobri depois de alguns anos escrevendo. 

Vamos lá? 

01. Leia muito. 

Leia tudo o que você escreve antes de postar ou mandar à um beta¹. Veja onde você está errando e tente arrumar antes disso, você aprende assim também. Se você for enviar a um beta, peça sempre que ela/ele te diga como melhorar e o que você está errando. 

Leia com atenção cada crítica recebida, leve pelo lado bom e sempre analise. Essa pessoa te disse o quê melhorar? Essa pessoa foi amável, educada ou simplesmente está falando mal da sua história? Se for o primeiro caso, é uma boa levar a critica com um olhar analítico, se não, simplesmente esqueça porque alguém está tentando te deixar para baixo. 

Mais sobre críticas aqui

02. Escreva todos os dias.

Não importa o quanto você esteja com preguiça, chateado ou simplesmente com tudo em dia. Escreva. Sua criatividade ficará treinada e parará de sumir. Você está começando a entender? Bloqueios estão aí porque você os deixou entrar, assim como vampiros. 

E sim, não interessa se você está sem criatividade ou bloqueado, escreva sobre qualquer coisa, mas escreva, 

03. Prepare-se. 

Veja quantas histórias tem e quando você costuma postar (ou quando elas tem mais retorno dos leitores). Você já sabe quando deve postar, talvez seja o momento de ter um cronograma. 

Para montar um, a primeira coisa é colocar os dias da semana que pretende postar. No meu caso, eu listei os 7 dias e coloquei cada história em um dia. Eu tenho 14 delas, então 7 tem atualização aleatória. 

Mas porque 7 tem atualização aleatória? Porque eu ainda não as planejei completamente e algumas estão entre o meio e o final, prefiro finalizá-las e depois disso, colocar as outras no cronograma. 

04. Poste sempre que puder. 

Mesmo nos dias em que estamos muito mal, deve-se postar se você puder. Eu sempre deixo capítulos pré-definidos em sites que permitem isso, acaba que minhas histórias muitas vezes são atualizadas automaticamente ao invés de eu ir toda afobada postar felizona e acabar encontrando erros "cabulosos" no enredo ou na gramática. 

BÔNUS

01 - Se você tem uma nova história e planeja postá-la, lembre-se: é sempre melhor ter mais capítulos escritos, do que um ou dois e acabar ficando bloqueada. Minha média são os primeiros 15 capítulos. Isso é, geralmente, a primeira metade da história. Atualmente minhas histórias beiram os 40 capítulos no total, então sim, é melhor você já ter uma boa parte escrita e planejada. 

02 - Planeje-se. Crie um cronograma de acontecimentos principais para sua história (eu faço sempre um arquivo em tópicos e as vezes separo em capítulos, mas na maioria do tempo não). Assim você sabe como a história começa e como termina, ou pelo menos, como prossegue. Sempre faça um, mesmo quando você já sabe o que vai haver, por um motivo simples: você esquece. Então é sim melhor que esteja escrito em algum lugar ^^~

Espero que tenham gostado! Beijinhos <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Me deixa muito feliz *o*
Se tem dúvidas, pode perguntas quantas vezes quiser e eu responderei assim que for possível~XOXO.