segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sobre flops e flops

Este é o primeiro post depois do meu niver HU3 vamos lá? =D

Sua fanfic flopou e não sabe porquê? Bom pode ser que uma dessas 10 coisas abaixo tenham algo a ver =D

1 – Nem 8 nem 80.
Capítulos pequenos demais – salvo os casos de drabbles – são irritantes. Muitos de nós aguardam ansiosamente semanas a fio para receber, no mínimo, algo acima de 1200 palavras. Esperar um mês (ou mais) por um capítulo de 400 palavras é frustrante. Capítulos grandes demais também costumam afastar leitores, ainda mais se o enredo não for tão interessante quanto deveria xD

Números bons? Acredito que de 1200 à 3000 palavras.

2 – Ritmo

Não estamos dançando, mas para se ter leitores fieis é preciso ter um ritmo legal. Defina um dia (ou mais) de postagem e realmente poste nesses dias.

3 – Gramática (e estética)

Escrever certo deveria ser uma obrigação. Um mínimo. Existe uma coisa chamada CORRETOR ORTOGRÁFICO que te ajuda a escrever certinho, então pare de procrastinar e escreva certo, com pontuação, com acento, com travessões e tudo o que o seu texto precisa.

Lembre-se: o leitor é atraído por aquilo que é bonito aos olhos.

Aqui eu também puxo para a estética. Mantenha seu texto sempre formatado, muitos de nós (leitores) preferimos um texto “retinho” do que um texto “curva de montanha”.

4 – Divulgação

Sim, ela é importante. Mas faça-a nos lugares devidos e nada de ficar empurrando sua história onde ninguém quer. Existem grupos próprios para isso, posts que as pessoas fazem pedindo por esses links e profiles nos mesmos grupos. Não se esqueça que para fazer uma divulgação bem feita, você deve dizer o shipper, a categoria e a sinopse da história (além de por o link).

5 – Una seus leitores

Sim, isso mesmo. Unir seus leitores em atividades especiais, postar coisas aleatórias a história, até mesmo criar especiais ou joguinhos fazem com que aqueles leitores te acompanhem em outras histórias e assim, você acaba ganhando uma base de leitores que impede que você flope nos próximos trabalhos.

6 – Público certo, público feliz

Se a sua história estiver na categoria errada, bem… ela pode não ser bem aceita. Lembre-se de pô-la na categoria e classificação certa. Além disso, por trezentas categorias ou trezentos personagens afasta os leitores. Marque só o necessário.

7 – Extras

Já falei um pouco sobre eles e repito: eles são importantes. Ter um blog que fale sobre o andamento da história é uma coisa legal. Promover jogos, publicar músicas, fazer trailers e tudo o que você puder pensar atrai público e você pode inclusive fazer divulgação limpa da sua história nesses meios (youtube por exemplo).

8 – Seja original, mas seja clichê

Todo mundo gosta de falar mal deles, os clichês, mas ninguém é realmente original. Tenha a certeza que sua história tem algo de novo para o seu leitor. Ninguém vai ler algo que já leu antes. Sabe aquele jogo “do que me lembra”?, estamos cansados de leituras iguais.

Escrever o clichê não é o problema, mas usá-lo a seu favor (e não só como um clichê solto) pode levar a sua história para cima.

9 – Cronograma

Já falei sobre ritmo e vou falar agora de uma coisa chamada cronograma. Basicamente é você planejar os principais fatos assim você não ficará sem ter o que postar e não afetará seu ritmo, consequentemente, seus leitores comentarão mais =D

10 – Responda seus leitores

Que todo mundo ama receber comentários não é novidade, mas todos devemos responde-los pelo simples fato de que se a pessoa comentou, ela quer uma resposta! E nada de falar menos que o leitor, tente não dar spoiler, mas tenha um relacionamento legal com seus leitores.

E como um bônus, eu diria para que você encontre um(a) beta, porque a leitura prévia é muito importante e ele(a) pode realmente te ajudar com críticas construtivas e respeitosas =D 

Lembrando que a forma mais comum de atrair gente para ler a sua história é respondendo educadamente a todos e escrevendo como se não houvesse amanhã xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Me deixa muito feliz *o*
Se tem dúvidas, pode perguntas quantas vezes quiser e eu responderei assim que for possível~XOXO.